domingo, junho 17, 2007

Viajar

"Viajar? Para viajar basta existir.

Vou de dia para dia , como de estação para estação,

no comboio do meu corpo, ou do meu destino,

debruçado sobre as ruas e as praças, sobre os gestos e os rostos,

sempre iguais e sempre diferentes,

como , afinal, as paisagens são.

Se imagino, vejo. Que mais faço eu se viajo?

Só a fraqueza extrema da imaginação justifica

que se tenha que deslocar para sentir.
(...)
É em nós que as paisagens têm paisagem.

Por isso, se as imagino, as crio;

se as crio, são; se são, vejo-as como as outras.

Para que viajar?

Em Berlim, na Persia, na China, nos Polos ambos,

onde estaria eu senão em mim mesmo,

e no tipo e género das minhas sensações?

A vida é o que fazemos dela.

As viagens são os viajantes.

O que vemos, não é o que vemos, senão o que somos."

(2 - 51, dact.)
Livro do Desassossego, Bernardo Soares

Sem comentários: