domingo, maio 06, 2007

Uma cidade





Uma tarde, três noites, dois dias...uma cidade com imenso para explorar...sete amigos...há que escolher, deixar-se levar e seduzir por cores, sons e vertigens...um apartamento.
E cá estamos!
Partida: afinal, foi um fim de semana prolongado escolhido por mais gente conhecida para dar um pulinho a Barcelona, que encontramos na fila para o check-in, com quem nos cruzamos, e com quem nos voltamos a reencontrar no regresso :)
Voo tranquilo, no turquesa da ClickAir, que até rende
u! Metade do reflexivo "Last Kiss" :)
Chegada: amigas da S. esperam-na no aeroporto, orientam-nos e aconselham-nos com a simpatia própria de quem acolhe na sua cidade e deseja que daí levemos grandes memórias...next: aerobus até ao centro, passamos pela Praça de Espanha, onde voltaremos ao fim da tarde por sugestão da C. que nos escreve "das 19h às 21h, a não perder"...curiosidade aguçada sem dúvida! Saída: Universitat...o que me vale é a orientação alheia, senão perder-me-ia dia sim dia sim! E cá estamos, encontro com o nosso intermediário imobiliário, de ar sul americano, desce da sua vespa e na altura da caução, revela o seu ar profissional com o seu MB portatil...não falta nada! Visita geral: espaçoso, com tv, dvd e aparelhagem...nada mau sim sr! Distribuição dos quartos, relativamente pacifica, nem se desfazem malas, é descansar...e se nos fôssemos abastecer para os pequenos almoços, sandes para o dia seguinte...pelas movimentações, há LIDL perto! E os cavalheiros ficam em casa, confiando na nossa capacidade de escolher as marcas dos seus produtos preferidos lol! Chega o C. a trabalhar por lá há uns tempos, mas sempre com saudades dos amigos...Saímos, metro rumo à Fonte Mágica, e encontramos também S. mano do C. a trabalhar em Londres, que em conversa, descubro ser amigo de um amigo meu da adolescência que também se encontra em terras de sua majestade, e mais uma vez, sinto que o mundo é uma pequena aldeia em ponto grande!:)




Fotos, muitas! Desde as menos convencionais (como às gruas!) até às mais inesperadas passando pelas tradicionais claro!E até um video com a coreografia aquática ao som de Beethoven, foi registado!



A Praça de Espanha é actualmente um dos lugares por onde os turistas passam a caminho de
Montjuic; no passado, marcava a entrada na cidade, po
is era nela que se encontrava a creu coberta (cruz coberta), um cruzeiro gótico que indicava a chegada a Barcelona. No meio da praça, encontra-se a Fonte Mágica desenhada pelo arquitecto Josep Maria Jujol, um discípulo de Gaudí. É uma grande fonte construida em 1929 que, quando activa, muda constantemente de cor e forma. Durante os fins de tarde de verão, ao pôr do sol, é atracção para centenas de visitantes que observam espectáculos de luz, água e música com duração de cerca de 15 minutos.

De volta ao centro, passeamos nas Ramblas antes de, pontualmente, cof cof, chegarmos ao "Happy" para um jantar animado! E à meia-noite, expulsos, rumamos a um bar Erasmus, com aspecto medieval, o Ovelha Negra, com uns seguranças tão intimidadores como o Lobo Mau lol para continuarmos em amena cavaqueira. E já vencidos pelo cansaço...sleep.

A Cidade Antiga é atravessada pela avenida mais famosa de Barcelona, as Ramblas, ladeada de cafés e de restaurantes e com uma animação e movimento permanentes.

Sábado, manhã cinzenta, que se transforma em dia ensolarado! Bom dia para passear, para conhecer e para festejar! Afinal é um quarto de século (deve haver aqui algum equivoco, eu não "vivi" 25 anos :/ ). Apesar do roaming, adorei ter ouvido os "parabéns" cantados em coro a km de distância, as felicidades sinceras desejadas por vozes em que senti um sorriso, ou lidas em palavras calorosas e elogiosas!
Sandes feitas, banhos tomados...metro rumo ao Parque Guel! Mais fotos coloridas, embora reparemos que os catalães estão fartos de turistas!


Entre as obras-primas do genial catalão (1852-1926), destacam-se, além do colorido Parc Guel, classificado como Património Mundial pela Unesco, a bela e extravagante igreja da Sagrada Familia (inacabada), a fantástica Casa Milà(mais conhecida como «La Pedrera», de paredes onduladas e estranhas chaminés).

Movidos por duas sandes para cada um, uma Cola e algumas sandes extra (chouriçao+queijo, ou mista com ovo lol), subimos um declive um bocadinho acentuado, o T. ainda nos brindou com uma sinfonia golfinho-like que não passava despercebida...e quando pediamos para nos tirar uma foto, em castelhano ou inglês, o mais certo era ouvirmos como resposta "sim, uma foto, claro). Grande representação tuga entre os turistas de Barcelona neste fim de semana!
A nossa imaginação para as poses continuava quase infinita e, depois das Casas de Chocolate, até o Homem Estátua quis uma!



Let´s go, depois dos postais, ainda temos quase uma tarde inteira pela frente! Caminhadas são a nossa especialidade e lá fomos rumo à Sagrada Família, obra complexa, com muitos pormenores carregados de simbolismo, que ficamos a perceber graças à C. e o seu magnifico guia.



Impossível de lhe resistir, os nossos gajos tiveram de comprar uma bola e exibir ao povo catalão as suas proezas futebolísticas...por todo o lado, desde a rua aos próprios caminhos do metro! E houve sempre quem acompanhasse, estilo anúncio da Nike ;)

Fim da Tarde, Bairro Gótico...uma surpresa musical a cada esquina, concertos de musica clássica nos claustros, uma catedral imponente, em homenagem à padroeira, Sta Eulália. Entrevejo uma pastelaria com bom aspecto e boas iguarias, como se pode comprovar!



Nem mais...bolo de anos! E o tempo corre, de volta a casa, para nos arranjarmos pro jantar de logo!



Bairro Gótico - Localizado no centro de Barcelona, o Bairro Gótico é constituído por ruas estreitas e tortuosas com restaurantes, comércio, cafés e bares. a catedral, prédios medievais e Plaza Sant Jaume são alguns dos pontos que devem ser visitados enquanto se perde na parte mais romântica da cidade .



E saímos...uma noite amena, agradável, encontramos uma pizzaria simpática, com especialidades exóticas, como pizza libanesa! Um aniversário em grande!*



De volta ao centro, conhecemos o G. lá em Erasmus, amigo de uma amiga que já tinham conhecido noutra viagem e nos levou para uma disco, de seu nome "Bikini" (?) não sem antes nos cruzarmos com a mescla de pessoas exuberantes ou discretas que povoam a noite catalã :)
Em Barcelona, a noite compõe-se de 3 fases: restaurantes fecham pela meia-noite, os bares pelas 2h e as discos pelas 5h...por isso, de acordo com a hora, há que escolher o sitio aberto!
Quando nos fartamos, rumo a casa, a visita turística continua de manhã!

Domingo, manhãzinha...destino, La Gracia, a avenida mais fashion de Barcelona, onde já tínhamos passado, mas não visto...rumo a "La Pedrera", uma famosa obra de Gaudi completamente incontornável...depois de uma pequena fila, munimo-nos dos audioguides (em inglês ou castelhano, conforme as preferências) e, atentamente, seguimos as explicações para cada pormenor, cada curiosidade, cada enquadramento histórico, cada simbolismo. Pasma saber que há apartamentos habitados, que há um motivo, que tudo é pensado e reflectido, e que o que parece diferente, quando se une, faz sentido. Enebriadas por tanto, só damos conta das horas passadas quando o estômago grita por atenção...e então saímos, quase que hipnotizados em direcção a uma casa de sandes que nos apaziguasse lol...claro que no caminho, ainda paramos para admirar o restauro colorido com que Gaudi brindou La Gracia!



De tarde, pontas soltas e algum descanso antes de voltarmos para preparar o nosso jantar de despedida! Com registo fotográfico dos vários passos, fica um "arroz de camarão" para a História!

Depois, por sugestão do G. que nos prometeu enchidos e provas de vinho, enveredamos por uma viagem cheia de peripécias até a uma feira popular onde experimentamos a vertigem da Roda Gigante.



À ida, um pequeno susto no metro, onde na carruagem onde estávamos alguém resolveu abrir um extintor que inundou o ambiente de fumo branco e prejudicou a nossa permeabilidade de vias aéreas...além do pequeno susto, claro está, que nos levou a mudar de carruagem na próxima paragem. Mesmo assim, o metro parou...por pouco tempo, ninguém deve ter percebido nada. Na feira conhecemos a V. de Buenos Aires, a fazer o correspondente ao internato geral por lá e que pondera tirar a especialidade nos States, e que teve de aturar as nossas dúvidas sobre a situação politica e económica atribulada da Argentina ;) À vinda, no regresso ao metro, apanhamos uma molha como S. já lá há um ano e meio, nunca tinha apanhado! Enchente no metro, calor humano que chegava a ser um bocadinho abafado lol Chegada!




2h de sono, malas prontas...tudo como dantes no apartamento, não esquece nada...chove...vamos de taxi...aeroporto! Barcelona despede-se chorosa ;)

Havemos de voltar, sem dúvida. Foi um relâmpago, fica sempre muito por ver e por rever!








Sem comentários: